terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Personagens bíblicos – Noé


Web
Noé, cujo nome significa “repouso”,[1] foi o único sobrevivente, juntamente com sua família, do dilúvio de águas que se abateu sobre a terra (Gn 6 – 10). Até o dilúvio tinha três filhos – Sem, Cam e Jafé – , somando, com a mãe e as esposas destes, oito almas na arca, sobreviventes.

Em seu tempo o pecado na raça humana havia chegado a níveis que Deus não mais pôde suportar, daí a determinação em destruir todos os homens (6.1-12). Um Deus santo não convive com o pecado e “como pode o profano permanecer diante do santo?”[2].

Noé, entretanto, foi uma exceção a esse mundo pecaminoso (6.8,9). Como Enoque, andava com Deus, o que quer dizer que fazia a vontade do Senhor e separava-se do mal. Deus, entretanto, ainda provaria a fé desse homem justo ordenando-lhe que fizesse uma grande arca para que fosse salvo de algo que ainda não se tinha visto – chuvas[3] (Hb 11.7).

Pela fé, como bem salientou o escritor aos Hebreus, Noé fez a arca, salvando-se da condenação do mundo, a despeito da incredulidade dos seus semelhantes, que obviamente zombavam dele e do seu projeto.

Mas Noé não apenas fez a arca. Pedro o apresenta como o “pregoeiro da justiça” (2 Pe 2.5), o que indica que enquanto construía o seu projeto anunciava aos seus semelhantes o juízo que se aproximava; não se converteram, porém. Apenas sua família o acompanhou. Mais tarde, numa outra época de intensa impiedade entre o povo de Deus, mesmo as orações do justo Noé se fariam inúteis, dada a gravidade a que o pecado chegaria, ocasionando a justa ira de Deus, inexoravelmente (cf. Ez 14.14,20).

A arca de madeira que Noé construiu tinha as seguintes dimensões: 130m de comprimento por 22m de largura por 13 de altura (Gn 6.15).[4] Devia comportar um casal de todas as espécies animais e ainda Noé com a sua família e sobreviver a 40 dias e 40 noites de chuva intensa, o que submeteu a terra a 150 dias de inundação, ficando o patriarca na arca no decurso de um ano inteiro (Gn 7). Para Stamps, “Hebreus 11.7 assinala a arca como um tipo de Cristo, aquele que é o meio de salvação do crente, para livrá-lo do juízo e da morte (1 Pe 3.20,21).”[5]

Uma vez saídos da arca, Noé e sua família ofereceram sacrifícios a Deus. O Senhor respondeu-lhe afirmando sua promessa de nunca mais destruir o mundo pelas águas, ratificando-a com a figura do arco-íris (8.20-22; 9.8-17).

O grande patriarca ainda teria a sua história de fé e separação do mundo maculada por um incidente de embriaguez que resultou na maldição de Canaã, seu neto (9.20-29).

Seus filhos, Sem, Cam e Jafé, deram origem aos povos que habitaram as regiões da África Europa e Ásia mencionados na narrativa bíblica.


[1] Cf. Donald STAMPS. Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 41.
[2] Cheryl B. JOHNS; Vardarman W. WHITE. A Ética de Ser: Caráter, Comunidade, Praxis. In: Michael D. PALMER (ed.). Panorama do Pensamento Cristão. 1ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, p. 300.
[3] Alguém pode sugerir que Gn 2.6 refira-se à chuva.
[4] Texto da Biblia das Descobertas, na nova tradução na linguagem de hoje. Barueri: São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil.
[5] Donald STAMPS. Idem, p. 42.