terça-feira, 8 de março de 2011

Personagens Bíblicos – Adão

Web
Adão foi o primeiro ser humano criado por Deus. Sua criação deu-se de forma distinta à dos demais animais, criados estes, a exemplo de tudo o mais, com exceção também da mulher, pela mera expressão vocal de Deus (cf. Gn 1.3). O homem foi formado do pó da terra e teve a vida de Deus soprada em seu corpo, tornando-se alma vivente (Gn 2.7).

Uma outra diferença entre Adão e os outros animais é que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). Donald Stamps fala de semelhança moral, “pois não tinham [Adão e Eva] pecado”; semelhança natural, pois “foram criados como seres pessoais tendo espírito, mente, emoções, autoconsciência e livre arbítrio” e ainda, de certa forma, semelhança física, uma vez que “Deus pôs nos seres humanos a imagem pela qual Ele apareceria visivelmente a eles (18.1,2,22) e a forma que seu Filho um dia viria a ter (Lc 1.35; Fp 2.7; Hb 10.5).[1]

Neste sentido, se os demais seres vivos manifestam a glória de Deus em todo o tempo mas sem a liberdade de não fazê-lo, Adão, por outro lado, estava sujeito a determinadas regras que o manteriam em comunhão com Deus. Ele não podia comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, sob pena de morte espiritual, perda da semelhança moral com o Criador (cf. Gn 2.17).

Por desobedecer livremente à ordem de Deus para não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, Adão perdeu sua comunhão com Deus e foi tirado do Jardim do Éden (Gn 3.6 e 23). Sobre ele pesou a condenação de ter de extrair com dor e sofrimento a sua provisão da terra, além de ter de submeter-se também à morte física (v.17 e 19).

Segundo Paulo, o apóstolo, pela ofensa de Adão o pecado entrou no mundo, subjugando a todos sob a degeneração moral (cf. Rm 3.23).[2]

Adão viveu 930 anos e gerou filhos e filhas (Gn 5.4,5). Dentre os seus filhos que a Escritura menciona estão Caim, Abel e Sete.

Sua mulher foi a primeira mulher, Eva, formada a partir de uma de suas costelas (Gn 2.22).


[1] Donald STAMPS. A Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 33.
[2] Para uma apreciação das teorias que discutem como o pecado passou de Adão aos seus descendentes conferir Bruce MARINO, Origem, Natureza e Consequências do Pecado. In: Stanley M. HORTON. Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal. 7ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.

2 comentários:

www.obrasiltemjeitosim.blogspot.com disse...

Ha meu ver o texto da criaçao narrada no Gênese depende da história. O texto reflete a época e os problemas da volta do exilio de Babilônia sobretudo nos anos de 502 A 515 AC . OS MESTRES DO NOVO TEMPLO ANALISARAM OS PROBLEMAS MAIS URGENTE, ENFRENTAR OS ERROS SOBRE DEUS ``POLITEISMO`` SOBRE O UNIVERSO``IDOLATRIA, PANTEISMO,FATALISMO`` E SOBRE O HOMEM QUE ERA ENTÃO CONSIDERADO COMO O MAIS VIL DOS SERES, JOGUETE DAS FORSAS DA NATUREZA E DOS DETERMINISMO ASTRAIS. E FIZERAM ESSE BELO TEXTO DA CRIAÇÃO PARA MOSTRAR OS ERROS QUE OS ANTEPASSADOS VINHAM COMETENDO. A MENSAGEM É CLARA SÓ EXISTE DUAS CATEGORIAS DE SERES O CRIADOR SER INCRIADO INFINITO E ETERNO. E AS CRIATURAS, AS QUAIS NÃO TEM NADA DE DE DIVINA.E COM ISSO MOSTRAR QUE O POVO NÃO PRECISAVA TEMER OS DEUSES DE INVENSÕES DOS HOMENS QUE ERAM FEITOS COM REGRAS EGOISTA PARA ENGANAR O POVÃO.

Francisco Sulo disse...

Essa tese materialista é refém de uma interpretação que não leva em conta o fato de que pelo menos o pentateuco já poderia estar concluído a essa altura da história judaica.

Os livros que são tradicionalmente atribuídos a autores exílicos ou pós-exílicos para instruir os judeus são os livros dos Reis (1 e 2, escritos, provavelmente, para aqueles que estavam no exílio) e os livros das Crônicas (1 e 2).

A crítica cética também não consegue conviver com os 17 últimos capítulos do livro de Isaías, que atribuem a um suposto outro Isaías, uma vez que estes textos contêm profecias que tiveram seu cumprimento realizado mais tarde, como é o caso da livramento dos judeus operado por Ciro, profetizado por Isaías e registrado no capítulo 45.