segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Personagens bíblicos – Abel


Web
Abel, cujo nome significa vaidade[1], é o segundo filho de Adão e Eva mencionado por nome na bíblia.[2] Sua menção na Escritura parece estar diretamente relacionada com a necessidade de se fazer referência ao primeiro homicídio, sofrido por ele, e ao tipo de sacrifício que agrada a Deus.

Era pastor de ovelhas e seu irmão Caim, mais velho, lavrador da terra (Gn 4.2). Abel ofertava dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. Deus atentava para sua oferta porque Abel era justo e suas obras, justas, enquanto as de Caim eram más (1 Jo 3.12). Em razão de Deus não atentar para a oferta de Caim este matou a seu irmão Abel, cujo sangue clamou a Deus desde a terra, dada a condição de justiça em que Abel vivia. De acordo com Donald Stamps, “Deus, no decurso de todas as eras, observa atentamente todos os que sofrem por viver em retidão diante dele”[3], não ignorando em tempo algum o sangue dos justos (cf. Ap 7.13-17).

A história de Abel, posto que trágica a despeito de sua condição de justo, nos revela que Deus quer o melhor de nossa parte quando lhe ofertarmos algo e que mesmo coisas ruins podem suceder aos que servem ao Senhor com justiça e retidão. Deus, entretanto, jamais ignora a justiça dos seus santos (Gn 4.10), e, num futuro próximo, os que hoje sofrem por causa da justiça serão levados para diante do seu trono, onde serão servidos de dia e de noite (Ap 7.13-17).


[1] Cf. Donald STAMPS. Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD: 1995, p. 38.
[2] Adão teve “filhos e filhas” (Gn 5.4). Enquanto em Gn 4 temos referência apenas a Caim, Abel e Sete, no capítulo 5 a menção é restrita apenas a Sete, o que nos concede supor que a menção de determinados personagens na Escritura está restrita à importância que estes têm na história ou evento descrito à posteridade e a importância deste evento com o plano da salvação.
[3] STAMPS, idem, ibidem.

Nenhum comentário: